Entenda as vagas e ocupação de sua unidade/indicadores comerciais

Defina metas claras em conjunto com seu time e Maple Helper!

As metas devem ser factíveis, baseadas no histórico da escola e contando com as vagas disponíveis em cada série e turma. Deve ser dividida entre os colaboradores responsáveis, segmentada mês a mês e semana a semana considerando todo o ciclo de rematrícula/matrícula (de julho de 2022 a março de 2023).

Mantenha o seu painel de vagas atualizado por série e compartilhe com seu maple helper para a construção de estratégias comerciais, bem como para a definição das metas de toda rede para o próximo período de captação e rematrícula.

Lembre-se de deixar a meta visível a todos e estimular o time

Para acompanhamento diário. Nosso objetivo será antecipar a rematrícula, fidelizar as famílias e conquistar novos alunos.

E com apoio da planilha de Indicadores, faça o seu diário de bordo, acompanhe diariamente seus números e se necessário mude as estratégias para que o resultado seja atingido: Crescimento de sua unidade

Para refletir e agir:

Sua equipe comercial sabe exatamente quantas vagas por turmas estão disponíveis em sua unidade? Se acontecer a decisão de abrir novas turmas, todos participarão da reunião estratégica para este ciclo? O seu planejamento de posts nas redes sociais está se baseando na quantidade de vagas que estão disponíveis em sua unidade?

As suas reuniões mensais de resultados têm como base os indicadores comerciais? Todas da equipe comercial sabe fazer o cálculo dos indicadores?

Antes de descobrirmos como analisar indicadores de desempenho, é preciso saber o que eles são de fato.

Pois bem! Os indicadores de desempenho são ferramentas que fornecem informações sobre a performance da empresa como um todo ou de setores e projetos específicos.

São eles que medem os resultados alcançados e permitem o gerenciamento mais adequado das atividades, trazendo à tona informações relevantes e necessárias sobre os processos internos da organização, a fim de melhorá-los continuamente para atingir os objetivos estratégicos de maneira eficiente

Parâmetros para definição de indicadores:

O primeiro parâmetro diz respeito ao resultado ideal que se pretende alcançar.

Exemplo:

O segundo parâmetro de análise são as metas, que precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo bem definido.

Análises:

Através de um dado obtido, é possível tirar várias conclusões. No entanto, as ações a serem tomadas após o conhecimento dos dados é mais importante do que as conclusões em si.

Ao analisar os dados, o gestor precisa ser capaz de dizer se os resultados dos indicadores são bons ou adequados aos objetivos da empresa. Se a resposta for “não”, é preciso se perguntar quais são as possíveis causas para esse resultado insatisfatório e o que pode ser feito para reverter esse quadro e alcançar o resultado pretendido.

Para isso, você deve descobrir a causa raiz do problema. 

Veja abaixo os principais indicadores comerciais da Maple Bear, aprenda a calcular cada um dele e tenha realmente uma equipe comercial orientada para resultados.

CRESCIMENTO DA ESCOLA

ATINGIR 5% DE CRESCIMENTO COM RELAÇÃO AO ANO ANTERIOR

QUANTO MAIOR MELHOR

ÍNDICE DE CONVERSÃO 1

QUANTIDADE DE MATRÍCULAS

QUANTIDADE DE LEADS QUALIFICÁVEIS

x100

QUANTO MAIOR MELHOR

ÍNDICE DE CONVERSÃO 2

QUANTIDADE DE MATRÍCULAS

QUANTIDADE DE VISITAS

x100

QUANTO MAIOR MELHOR

ÍNDICE DE RETENÇÃO

QUANTIDADE DE ALUNOS RETIDOS

QUANTIDADE TOTAL DE ALUNOS

x100

QUANTO MAIOR MELHOR

ÍNDICE DE OCUPAÇÃO

QUANTIDADE REAL DE ALUNOS

CAPACIDADE DA ESCOLA

x100

QUANTO MAIOR MELHOR

NPS

ATINGIR 10% DE MELHORIA NO COMPARATIVO COM O MESMO MÊS DO ANO ANTERIOR

QUANTO MAIOR MELHOR

CLIENTE OCULTO

ATINGIR NOTA IGUAL OU SUPERIOR A 80 NA AVALIAÇÃO DE CLIENTE OCULTO

QUANTO MAIOR MELHOR

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