Integração LEX – Google e liberação de acessos a plataformas digitais

LEX agora cria suas Google Classrooms!

Esse material possui conteúdo relevante para escolas com painel Google Próprio e painel Google da Maple Bear Central.

A partir de 24/01/2022, a LEX passará a gerenciar o enturmamento dos seus alunos no Google Classroom. Não deixe de compartilhar essas informações com sua equipe administrativa e acadêmica.

Como irá funcionar?

Para fazer a gestão do enturmamento existe uma única informação necessária: o e-mail acadêmico do usuário, ou seja, o e-mail @maplebear.com.br.

A partir do dia 24/01/2022 a LEX prontificará todo usuário que acessar a plataforma (aluno, responsável ou colaborador) com uma tela indicando a necessidade de complementar o cadastro dele com essa informação.

  • PARA USUÁRIOS QUE POSSUEM E-MAIL ACADÊMICO @MAPLEBEAR

Se o usuário já possui um e-mail acadêmico @maplebear (seja um e-mail do painel Maple Bear Central ou do painel próprio que sua escola utiliza) – Basta o usuário digitar este e-mail, receber um código neste e-mail e verificar sua conta na plataforma.

  • PARA USUÁRIOS QUE NÃO POSSUEM E-MAIL ACADÊMICO @MAPLEBEAR

Se a escola utiliza painel da Maple Bear Central, a LEX prontifica o usuário para criação desse e-mail neste exato momento. Se a escola utiliza um painel próprio, ela deve criar o e-mail manualmente em seu painel e comunicar o usuário para que o insira nesta etapa.

O complemento cadastral é mandatório pois é ele que permite a LEX adicionar esses usuários nas salas do Google Classroom. Enquanto esse passo não for realizado, ele não terá acesso.

Conforme comunicamos, foi implantadA no dia 24/01/2022, com sucesso, a integração da sua LEX com o Google!

Como foi feita essa configuração?

Nos últimos dias nossos helpers entraram em contato com vocês fazendo algumas perguntas, que nos direcionaram na configuração da integração de cada escola.

O que acontece agora?

Para todas as escolas LEX, independentemente de painel Google ser da Maple Central, próprio ou outro:

Usuários com perfil Admin Operação, Gestor, Coordenador, Professor ou Secretaria, ao acessar a LEX, receberão uma chamada automática para complementar seu cadastro.

 – Os usuários poderão reutilizar seus e-mails acadêmicos

– Escolas com painel Maple Bear Central poderão, além de reutilizar e-mails acadêmicos, criar um novo (caso ainda não tenha)

Esses e-mails serão automaticamente adicionados na lista de acesso permitido aos documentos da Maple Bear Central (Google Drive com toda metodologia e políticas). Se você já tinha acesso, continuará com acesso.

É importante que usuários Admin Operação, também tenham o perfil equivalente ao seu cargo na escola (ex. Coordenador, Secretaria, etc), pois esse é o perfil que da acesso aos documentos necessários no Google Drive (ex. Alguém que é Admin Operação e também é Coordenador deve ter o ambos perfis na LEX)

Para escolas que utilizam o Google Classroom apenas para professores e coordenadores:

Apenas os perfis internos (todos mencionados acima) passarão pelo complemento cadastral e seus alunos não terão de passar por esse processo

Para escolas que utilizam o Google Classroom apenas para professores e coordenadores:

Os responsáveis de cada aluno, ou o próprio aluno, terão de fazer o complemento, indicando o e-mail acadêmico que ele já possui ou criar um novo, se assim desejar. Se o aluno criar um novo e-mail, ele iniciará uma nova conta Google e, portanto, todo o histórico ficará na conta anterior (se houver)

Como meus alunos do High School terão acesso a plataforma Stoodi?

As licenças da plataforma Stoodi estarão disponíveis para alunos do High School (Y10, Y11 e Y12).

PARA ESCOLAS QUE UTILIZAM LEX

No caso de a escola utilizar a LEX para a gestão das matrículas/alunos, as licenças Stoodi serão liberadas em até 7 dias úteis após o aluno estar na LEX. Lembrando que, para que o aluno ganhe acesso a Stoodi será necessário que:

  •  Aluno esteja cadastrado na LEX;
  • Responsável tenha feito o onboarding do Aluno;
  • Aluno esteja com o status matriculado (ou seja, tenha comprado o SLM+ 2022);
  • Aluno esteja enturmado.

Os professores e coordenadores desse segmento também poderão ter acesso ao Stoodi e, para isso, será necessário que:

  • Professor/Coordenador estejam cadastrados na LEX;
  • Professor/Coordenador tenham feito seu onboarding;
  • Aluno esteja com o status matriculado (ou seja, tenha comprado o SLM+ 2022);
  • Professor/Coordenador estejam enturmados em uma das turmas de Y10, Y11 e Y12.

Bastará ao aluno ou professor acessar a LEX e clicar no ícone do Stoodi para logar na plataforma.
Neste momento, ainda será necessário que o aluno informe o e-mail e senha de acesso ao Stoodi, a integração entre Stoodi e LEX estará liberada somente a partir de junho de 2022 (informaremos quando a integração for ativada).

O usuário e senha do Stoodi dos alunos e coordenadores/professores ficarão disponíveis para as escolas no painel de gestão à vista (GAV).

PARA ESCOLAS QUE AINDA NÃO UTILIZAM LEX

No caso de a escola NÃO utilizar a LEX, as licenças serão criadas pela Stoodi de acordo com as matrículas realizadas e enturmadas, assim como os professores/coordenadores cadastrados na DLC (mesmo sistema utilizado em 2021) em até 7 dias úteis.

O usuário e senha do Stoodi dos alunos e coordenadores/professores ficarão disponíveis para as escolas no painel de gestão à vista (GAV).

Bastará ao aluno ou professor acessar diretamente o site da Stoodi para fazer seu login e acessar a plataforma.

CLIQUE NOS TÓPICOS ABAIXO PARA SABER MAIS

A funcionalidade é aplicável apenas para escolas que utilizam o painel Maple Bear Central e o aplicativo Google Classroom em seus Cursos/Turmas dentro da LEX. Se você usa o painel da Maple Bear Central – ou seja, você utiliza os e-mails @maplebear – mas não utiliza o Google Classroom, o enturmamento não acontece e o aplicativo não será disponibilizado para seus alunos.

Para sua equipe de colaboradores continuar a ter acesso ao Google Drive a LEX solicitará seus colaboradores que complementem o cadastro e indiquem seu e-mail acadêmico (e-mail da sua escola, não da Central).

Esse e-mail será automaticamente adicionado na lista de e-mails permitidos. Novos colaboradores cadastrados na LEX passam pelo mesmo processo e seus e-mails acadêmicos são adicionados ao Google Drive automaticamente.

Como seus cursos e turmas da LEX não possuem o aplicativo Google Classroom, os alunos e colaboradores não terão acesso às salas.

A LEX permite que um usuário reutilize seu e-mail @maplebear atual, porém ela precisa que o usuário prove que ele tem acesso à ele via um processo de autenticação padrão de mercado (envio de um código para o e-mail) e o usuário pode ter esquecido a senha e, por isso, não consegue autenticar.

E agora?

Nada mudou, se o usuário foi criado pela DLC ao longo de 2021, a secretaria pode resetar a senha dele lá mesmo, como já foi feito ao longo do ano passado (mais abaixo instruções de como resetar a senha do e-mail)

Não, passada essa etapa uma única vez a LEX já assume propriedade sobre o e-mail. Quando o usuário alterar sua senha na LEX ela é automaticamente replicada para o Google.

Se seu colaborador, responsável ou aluno esquecer a senha novamente, basta ele utilizar o recurso “esqueci minha senha” na LEX e ele retomará seu acesso.

Para gerar a nova senha da conta de e-mail de Alunos:

  1. Login como Colaborador (necessário que esse usuário tenha o perfil de Admin na DLC)
  2. Clique no menu Turmas > Alunos Matriculados.
  3. Faça a busca do Aluno
  4. Acesse seu cadastro do aluno
  5. Clique no botão “Resetar senha”
  6. A nova senha será informada no campo “Senha Original Classroom” (Senha válida apenas 30 minutos depois da solicitação de alteração)

Caso o cadastro do Aluno não esteja na DLC e o Responsável não lembre qual e-mail acadêmico ou senha eram utilizados anteriormente, o Responsável pode seguir a etapa de complemento cadastral criando uma nova conta de e-mail acadêmico para seu dependente.

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