Você sabia que em uma pesquisa realizada com mais de 27 mil pais de instituições de ensino particulares no Brasil foi constatado que 82% deles dizem considerar que o principal diferencial de uma escola é ter relacionamento e cuidados pessoais com seus filhos
Para refletir e agir:
Com qual estratégia você está garantindo um relacionamento eficaz com as famílias de sua unidade?
É muito importante que as equipes comerciais tenham mapeados e estruturados todos os pontos de contato com as famílias e definidas as ações que serão tomadas em cada um desses pontos.
Especificamente sobre a régua de rematrícula observe se esses pontos foram mapeados e estrategicamente definidos:
- Quais os ganhos de conhecimento dos seus alunos por série? Quantas reuniões com esse foco já existiram?
- Qual será exatamente o passo a passo para a rematrícula? Existirá algum processo novo que está sujeito a gaps e que por isso precisa ser alinhado e estudado anteriormente por toda equipe responsável? Caso já esteja tudo alinhado entre a equipe interna, mas e para os pais? Esse processo está claro e é fácil de ser seguido? Onde isso está comunicado e formalizado? Qual documentação para a rematrícula você vai utilizar?
- Como e por quem será feito todo o alinhamento sobre material didático adicional?
- Caso exista uma obra de ampliação da unidade, como será feita a comunicação dela para sua comunidade escolar? Temos vídeo 3D produzido? Temos maquete na entrada na unidade para que todos vejam como será? Quantos open house estão programados para o período de rematrícula e como o tema da ampliação da unidade será abordado durante?
- Kit de Rematrícula: Como será composto o seu Kit de rematrícula e a partir de quando os pais começam a recebê-lo? Como sua equipe comercial estará dividida para garantir a adesão dos pais nesse processo? Você pode dividir sua equipe por responsabilidades para garantir que o pai recebeu o Kit e que não restam dúvidas dos caminhos para a rematrícula.
- Como será a apresentação do calendário do próximo ano em sua unidade? Já observamos ser positivo apresentar a programação de eventos onde a presença dos pais será necessária ao longo do ano letivo. Aproveite a oportunidade para destacar quais eventos serão presenciais ou remotos.
- Comunicação: Você já fez seu planejamento de comunicação? Qual será sua estratégia? Quais serão as artes utilizadas para a comunicação nesse período? Você já está com todas elas ou será necessário abrir demanda junto ao franqueador para comunicações específicas? Fique atento aos padrões e prazos.
Suas artes são editáveis e sua equipe está capacitadas para isso?
Realize o planejamento desses e outros pontos pertinente ao processo de rematrícula em sua unidade, compartilhe com a equipe suas metas definindo os papéis e responsabilidade de cada um.
Acesse o conteúdo complementar a este assunto em Preparando a Rematrícula