FAQ SLM+ (2022)

FAQ – SLM+ 2022

Frequently Asked Questions

Quais as principais dúvidas e/ou informações necessárias para comunicar as novidades do novo SLM+?

Toddle

Plataforma de aprendizagem adaptativa plenamente integrada à metodologia Maple Bear. Os recursos para coleta de evidências de aprendizagem permitem que a avaliação seja muito mais relevante para o progresso dos alunos. Por meio do aplicativo (Android e iOS) ou da versão desktop, eles podem criar seus portfólios digitais, refletir sobre seu aprendizado e comunicar suas conquistas – essa prática de autorreflexão e comunicação de conhecimentos acelera o aprendizado e o torna duradouro. Além do ambiente e app do aluno, a plataforma conta também com um ambiente e app exclusivo para a família. Dessa maneira, têm-se visibilidade dos objetivos de aprendizagem e uma comunicação Família-Escola muito mais fluida.

1. Por que mudamos para o Toodle?

Mudamos para o Toodle pois é uma ferramenta que propicia uma nova experiência de aprendizagem e ensino  à comunidade Maple Bear. Coordenadores, professores, famílias e alunos terão acesso organizado e intuitivo aos recursos dos programas Maple Bear, assim como a oportunidade de fazer registros, reflexões, interações e acompanhamento contínuo do aprendizado.

2. E para as escolas que não vão utilizar os recursos administrativos LEX, como vamos garantir o acesso aos recursos?

A criação dos acessos à MBDLC+, que inclui o acesso ao SLM+, é feita pela plataforma LEX. Fica a critério da escola o controle sobre quando incluir as famílias e alunos na Toddle, afinal cada uma terá seu tempo de familiarização com a ferramenta. O acesso para equipe acadêmica, no entanto, pode ser dado imediatamente (também via LEX), sem impacto para seus alunos, permitindo que naveguem e consumam a metodologia Maple Bear que está muito mais organizada do que estava antes, no Google Drive. 

3. Que materiais estarão disponíveis na Toddle?

  •  Programas das disciplinas:

Todos os programas originais Maple Bear foram transpostos para a plataforma de maneira a deixá-los mais acessíveis e fáceis de navegar. Os quadros de planejamento das Unidades, planos de aula, folhas-atividade do SLM e materiais especiais do professor (PPTs para projeção, PDFs, atividades colaborativas) agora estão disponível em poucos cliques e aparecem em trilhas (Unit Flow), em que todos os materiais necessários para uma determinada sequencia didática estão linkados em Learning Experiences.

  • Documentos de apoio e políticas para professores e famílias:

Os documentos de referência Maple Bear (como manuais de apoio a Special Needs, Letramento, Diferenciação, Parents handouts, etc.) estão organizados agora na área Educator Center.

  • Ferramentas para processos avaliativos:

Além disso, readequamos os recursos avaliativos (“folhas” de observação, continuums, rubricas, portfólio do aluno, feedbacks e autoavaliações, report cards, etc), que agora são funcionalidades do ambiente e permitem maior agilidade e organização no preenchimento e acompanhamento dos alunos.

Em resumo, tudo disponível hoje estará lá, aprimorado e organizado de maneira intuitiva, mais fácil de encontrar, planejar, analisar, adaptar e compartilhar com seus alunos e suas famílias.

4. Como argumentar com os pais sobre os acessos digitais para as crianças pequenas?

Os recursos digitais do Ensino Infantil serão voltados para uso colaborativo em sala de aula, com o apoio do(a) professor(a); e para uso interativo das famílias, que poderão visualizar os objetivos dos programas em que seus filhos estarão imersos, receber sugestões de atividades que conectam e ampliam o aprendizado além da sala de aula, visualizar evidências de aprendizagem, acompanhar o desenvolvimento com comunicações feitas pelo professor, entre outras funcionalidades.

5. Como será a dinâmica de uso da Toddle para crianças menores?

A decisão de como utilizar a Toddle é de cada escola. Os professores podem usar apenas para o acompanhamento e registro de evidências em sala de aula ou pode envolver a família no uso da plataforma junto às crianças ao desenvolver as School and Home Connection Activities, por exemplo.

6. Quais plataformas podem ser substituídas pela Toddle?

A principal substituição será o uso do Google Drive and Google Classroom no compartilhamento dos programas Maple Bear.

Contudo, o SLM+/ Toddle também traz funcionalidades como: Report Cards; Attendance; Calendário; Announcements e muito mais. Cabe a escola experimentá-las e decidir quais plataformas deseja substituir e/ou complementar.

7. Já estou acostumado a acessar os recursos atuais pelo drive, como irei entender a nova organização na plataforma Toddle?

Enquanto você se familiariza com a Toddle, não se preocupe, o Google Drive continuará disponível até que você se acostume com a nova ferramenta. Na Toddle a metodologia está organizada em unidades com todo o conteúdo, recursos e atividades disponibilizados de forma simples e direta para que o professor fazer seu planejamento semanal.

8. Qual o papel do Google Drive e Classroom nesse novo cenário? Vai deixar de funcionar?

Os Drives, assim como as salas do Google Classroom, antes disponíveis pela DLC deixam de ser pontos centrais de acesso aos programas. Sabemos que absorver uma ferramenta tão poderosa como a Toddle pode exigir um tempinho de nossas equipes acadêmicas. Vamos dar todo o apoio nessa transição e, por isso, os Drives continuam disponíveis, mas deixam de ser pontos centrais de acesso aos programas.

9. E meu painel Google?

Fique tranquilo, você pode continuar utilizando seu painel Google próprio. Sua equipe acadêmica pode receber acesso e utilizar a Toddle para consumir a metodologia e disponibilizar em sua estrutura (Google ou Microsoft) assim como ela já fazia acessando os Drives da central. Neste cenário sua equipe já se familiariza com a Toddle antes de envolver qualquer aluno ou família nessa experiência, gradativamente conhecendo todas as funcionalidades interativas que ela tem para facilitar a vida do professor (acesso ao conteúdo mais organizado, planejamento semanal interativo, avaliação de alunos em poucos clicks, compartilhamento de evidências de aprendizado com as famílias, etc)

10. Os coordenadores têm acesso ao trabalho dos professores?

Sim, os coordenadores das escolas terão total acesso às atividades dos professores na plataforma Toddle. Para tanto, é preciso que estejam cadastrados nas devidas turmas na Lex como coordenadores.

11. Quem poderá acessar a Toddle?

  • Colaboradores da sua escola:

Todos os colaboradores cadastrados na LEX que estão incluídos em alguma turma poderão acessar à aplicação. Os colaboradores com a função administrativa, terão algumas opções a mais habilitadas em seu perfil. Já a gestão de acessos da Toddle é feita pela sua secretaria, pelo sistema LEX.

  • Alunos e responsáveis:

Apenas Alunos enturmados em Turmas (ex. Year 3 A) com o aplicativo Toddle habilitado terão acesso à Toddle. Seus responsáveis terão acesso por consequência, nada precisa ser feito pela sua secretaria.

12. Como os journals serão usados na educação infantil?

No Early Childhood, os journals serão usados principalmente como coleta de evidências.

O professor pode ser o responsável por coletar as evidências e marcar os alunos nas postagens. Assim, os pais poderão ter acesso as fotos, vídeos e outros conteúdos.

Além disso, todas as postagens e coletas de evidências podem ser feitas de maneira privada. Ou seja, o professor pode coletar diversas evidências durante a aula e decidir posteriormente o que compartilhar, seja via Journal ou via Report Card.

13. Como vai funcionar a Toddle com Tell Me, IsCoolApp,
Class App e Escola em movimento?

A Toddle tem funcionalidades de comunicação que, à primeira vista, parecem conflitar com Tell Me e outros aplicativos de agenda (anúncios, chat entre professor/coordenador e família, calendário escolar).

Contudo, as funcionalidades são mais complementares do que são conflitantes, mas a escola pode definir, em última instância, como prefere controlar suas comunicações.

A Toddle, como solução all-in-one acadêmica para nossos professores, alunos e pais, permite que, no contexto de ensino, pais e professores interajam de forma mais direta.

Anúncios sobre etapas de ensino ultrapassadas, calendário de ensino oferecendo previsibilidade do que está sendo passado, comunicação do professor direto com os pais sobre algo que o aluno esteja precisando de ajuda ou que esteja desempenhando muito bem.

14. Como baixar o app Toddle?

O app está disponível na Apple Store e na Google Play Store. Busque por “Toodle App” e escolha se via utilizar a versão Educator (professores), Student ou Family.

Deixe uma resposta